Trago então aqui as coisas mais ou menos nos termos em que disse, além de algum complemento acerca do 9 de Paus:
Tarot de Marselha (ed. Camoin-Jodorowsky) |
O naipe de paus perfaz um caminho de expansão, do Ás até as últimas cartas da Corte, e diz respeito ao campo criativo e sexual, a vontade, ou o tesão, que é uma coisa absolutamente espiritual. Já o número 9 é associado às crises pessoais necessárias.
Então esta carta anuncia uma mudança correspondente a um final de ciclo, a um acúmulo de experiências neste campo criativo e sexual, mas ao mesmo tempo pouca energia, que a esta altura encontra-se um tanto gasta, digamos assim.
Então, o 9 de Paus nos convida ao sacrifício, à purificação, a eliminar tudo o que é adorno, tudo o que é supérfluo, fútil e superficial em nossas vidas. Daí podemos pensar por exemplo no consumismo excessivo: será que as coisas que eu consumo são verdadeiramente úteis? Quanto aos protocolos e formalismos estéreis nas relações de trabalho: será que meu trabalho permite que eu exerça minha criatividade, que eu me desenvolva enquanto pessoa? E quanto àquele chefe mandão: será que não estou trabalhando para além daquilo que são minhas estritas obrigações? Não estou carregando a cruz de outras pessoas? Será que fico preso no trânsito porque não consigo deixar o carro em casa? Será que não fico no Smartphone o tempo todo, esquecendo que existe uma vida física? Será que eu, ou o meu/minha parceir@ não temos recalques que nos impedem de nos realizarmos sexualmente, que bloqueiam o prazer? O que devo jogar fora e, ao mesmo tempo, o que devo agregar à minha própria vida para chegar à plenitude nestes campos, e iniciar um novo ciclo de coisas renovadas?
Então, quanto mais conseguimos dispensar aquilo que é inútil, melhor conseguimos eleger aquilo que é verdadeiramente útil nas nossas vidas. Vencer estes obstáculos pessoais ou definhar na crise e na frustração, é isto o que este Arcano Menor nos diz. Ser você mesmo, sem concessões, embora com responsabilidade e sem egoísmo. Ter domínio de si mesmo e se perguntar: estou tendo uma vida criativa? Sou realizado sexualmente ou ainda tenho taras e desejos secretos por realizar?
Libertação total é a palavra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário