São portanto repletas de símbolos oriundos da maçonaria, da cabala, dos rosa-cruzes e da alquimia, reunidos também em muitas mandalas ocidentais.
Um destes símbolos, o vitríolo, está presente em alguns tarôs, como o "Grimaud" ou próprio "Tarô de Marselha": trata-se desta cruz de base curva, divivindo a esfera do cetro da Imperatriz e do Imperador em três porções.
O vitríolo é a antiga denominação química para os sulfatos, dentre eles o ácido sulfúrico concentrado.
Mas o mais interessante é que, na tradição alquímica, este símbolo figura um objeto de saber, próprio dos iniciados, pois a palavra "vitríolo" (ou vitriol, em latim) é um acrônimo para a locução:
"VISITA INTERIOREM TERRAE,
RECTIFICANDOQUE,
INVENIES OCCULTUM LAPIDEM"
(V.I.T.R.I.O.L)
ou em portugês
"VIAJANDO AO INTERIOR DA TERRA,
EM PURIFICAÇÃO,
DESCOBRIRÁS A PEDRA OCULTA"
Pois então estes 2 Arcanos também posseum, assim, a insígnia do xamã, que desce às profundezas para buscar a cura e a sabedoria. Já passaram por este processo, por isso podem representar pessoas poderosas ou indicar ao consulente a realização de um movimento neste sentido, em busca de um aperfeiçoamento pessoal: "Visita o Teu Interior, Purificando-te, Encontrarás Teu Eu Oculto".
referências
Significado da palavra "acrônimo":
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%B3nimo
Definições para "vitríolo":
http://www.dicio.com.br/vitriolo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_sulf%C3%BArico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitriol
Mandalas Ocidentais em "A Mandala Alquímica", publicação disponível online: http://books.google.com.br/books?id=3EXKVKA6K5UC&pg=PA12&lpg=PA12&dq=mandala+ocidental&source=bl&ots=ZZsptbVppM&sig=Jd60nnd6NP7MaT3XSG_SCzhcKeE&hl=pt-PT&sa=X&ei=4RcTUJPCI4O6iQehrYCIAw&redir_esc=y#v=onepage&q=mandala%20ocidental&f=false
Nenhum comentário:
Postar um comentário