banner

banner

CONSULTAS

CONSULTAS presenciais em Águas de São Pedro e região, ou via Skype/Messenger/Whatsapp: eueotaro@gmail.com, ou ligue (11) 99375-6497.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

JODOROWSKY E OS ANIMAIS


Neste último final de semana tive a oportunidade de experimentar pela primeira vez uma técnica de lançamento utilizada por Alejandro Jodorowsky,  e que é descrita e ensinada em seu livro "La Via Del Tarot" (livro ainda sem tradução para o português).

Trata-se de pedir ao consulente, no início da consulta, que este eleja um animal para o jogo. A disposição das cartas deve então ser criada para  representar esquematicamente a imagem do animal. Para além da dinâmica criativa, esta técnica também pode trazer informações preciosas acerca do inconsciente de quem faz a escolha. A simbologia do animal, assim, também deve entrar na interpretação da leitura.

A experiência foi incrível! A primeira pessoa elegeu o gato. Quarto cartas então foram dispostas no lugar das patas (ligadas a vida material e prática, em seu passado e no futuro), depois uma para cada uma das seguintes partes - cabeça (plano mental), orelha posterior (consciente), orelha anterior (insconsciente), coração (plano afetivo), estômago (o âmago do sujeito, ligado ao fogo) e cauda (o que está sendo deixado para trás).

Foi uma leitura bastante importante, e um dos aspectos mais interessantes foi o Eremita ter saído na posição do estômago.


Esta combinação remeteu-me diretamente a narrativa bíblica de "Jonas e A Baleia". Jonas,  que com muita disciplina, espírito e sabedoria, depois de 7 dias no interior do estômago de uma baleia, conseguiu se libertar. De fato, o consulente estava passando por uma prova,  um período difícil de transformação, com muitas dificuldades, mas com a força necessária do Eremita para, ao final, não ser digerido e sim ver-se livre novamente, iluminando seu caminho e os do que o acompanham. De todo modo, a situação toda também está em processo, sendo "digerida".

A segunda pessoa a fazer o jogo elegeu uma águia. Foram também 10 cartas no total. Uma para cada garra do animal (plano material/espiritual no passado e no futuro), duas para cada asa (a da esquerda ligada ao passado, a da direita ao futuro - ao invés de inconsciente e consciente, como preferiu o consulente), uma para a cabeça (mental), o bico como carta que atravessa o plano mental, o coração (emoções), e estômago (força sexual e criativa).

Mais uma vez, uma riqueza enorme de sentidos e possibilidades de interpretação, sempre fazendo associações com a função de cada órgão ou membro da ave . E como no jogo do gato, houve uma casa capital para a leitura. Na garra direita estava o 9 de Ouros, indicando que esta força da águia, que é um animal de visão aguçada, que alça vôos altos e tem enorme capacidade de precisão e ação em seus domínios, está nas mãos do próprio consulente.


Foi um jogo em que o livre-arbítrio esteve muito presente, neste movimento de libertação do passado em direção a um novo futuro. E dependendo das ações, o futuro é promissor, pois na base da asa direita, responsável por toda a força motriz no bater das asas, estava o Arcano XIII, ceifando o velho para dar lugar ao novo.


Alejandro Jodorowsky é tarólogo, e participou de um projeto de restauração do Tarot de Marselha, que ficou conhecido como "Jodorowsky/Camoin". Além disso, o chileno é cineasta e roteirista, e foi autor do roteiro de novelas gráficas para o quadrinista italiano Moebius ("A Garagem Hermética|, um marco nos quadrinhos, entre outros), e dirigiu clássicos do cinema alternativo, como "Santa Sangre", "El Topo" e "A Montanha Sagrada", este último patrocinado pelo ex-beatle George Harrison.

Jodorowsky é sem dúvida uma referência que não se pode ignorar.

Nenhum comentário: