banner

banner

CONSULTAS

CONSULTAS presenciais em Águas de São Pedro e região, ou via Skype/Messenger/Whatsapp: eueotaro@gmail.com, ou ligue (11) 99375-6497.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

2 REIS

Ao ler o Tarô é fundamental saber ler os componentes que determinam a composição de cada imagem.

Aqui, a diferença entre o Rei de Espadas e o Rei de Paus, para além dos paramentos e adereços, dá-se muito pelo ângulo que temos da personagem, e de convenções que insinuam fixidez, de um lado, e movimento, do outro.



O Rei de Espadas representa uma pessoa apegada às próprias convicções. Neste caso, a frontalidade da imagem é fundamental para reforçar este aspecto do Rei de Espadas, um tanto rígido (embora não de uma rigidez absoluta, por conta da posição de sua espada; não sabemos se por conta do peso da mesma ou de um indício de possível flexibilidade - a espada, associada ao ar e ao pensamento, pode também demonstrar aqui que apenas com um pequeno movimento esta personagem pode iniciar um tempestade, um conflito pautado pela força de idéias um tanto obtusas ou pouco maleáveis). Afinal, diria mesmo que o ângulo não apenas reforça as intenções simbólicas, mas é fundamental para a produção do sentido geral do arcano.



Já o Rei de Paus, visto de um ângulo de 3/4, entre o frontal e o lateral, sugere já por este ponto de vista toda uma mobilidade e uma dinâmica ausentes no Rei de Espadas. Essa idéia de mobilidade potencial constrói o caráter deste arcano (para além do ângulo escolhido para representá-lo, sua postura corporal também enseja um movimento, temos a impressão de que ele está prestes a se levantar do trono, ou que ao menos detém a prontidão para fazer isso instantaneamente se for preciso). Seu movimento e sua força são o da própria força da vida, da força de criação, representada pelos ramos que brotam do pau, pela energia criadora do Fogo e que encontra um símbolo também na Salamandra, que se apresenta aqui ao lado da personagem - um animal de poder.

Há que se atentar  ao ponto de vista do espectador, pois o ângulo proposto é também e sempre um significante.

Nenhum comentário: