banner

banner

CONSULTAS

CONSULTAS presenciais em Águas de São Pedro e região, ou via Skype/Messenger/Whatsapp: eueotaro@gmail.com, ou ligue (11) 99375-6497.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O MISTÉRIO DIVINO E A FRAQUEZA PÚBLICA


O clássico livro de Sallie Nichols, "Jung e o Tarô", que traz uma enormidade de informações simbólicas acerca das Lâminas, relata um antigo mito em torno da célebre "Papisa Joana". O livro faz também reflexões muito interessantes, que anoto aqui.

Historicamente, nunca houve uma Papisa que representasse o papel de "Suma Pontíficie" no lugar do tradicional Papa, personagem masculino. Trata-se de um conto popular de origem medieval, que carrega muita sabedoria a respeito do poder supremo da mulher e agrega um sentido especial à imagem da "mãe espiritual", presente neste Trunfo.

Segundo a tal história, uma mulher travestiu-se muito cedo de padre, e aos poucos foi galgando a hierarquia da Igreja Católica até chegar ao posto máximo. Assim, ia certa vez um cortejo religioso com o presumido Papa João carregado sobre um andor, até que durante o trajeto a verdade se apresenta - grávida, entre sangue, dores e gritos e sob os olhos estupefatos da multidão, "João" revela-se Joana, dando à luz uma criança em plena procissão.

O engraçado do relato é que, em meio a toda pompa e circunstância em torno da figura masculina num ritual para celebrar o Espírito Santo, irrompa a figura da mulher, capaz ela própria de atribuir matéria ao Espírito ao gestar e parir.

Essa imagem do parto, em meio à procissão, revela uma profunda ambiguidade da mulher na sociedade patriarcal: o dom de gerar a vida é seu mistério divino, mas também sua fraqueza pública.


Clique aqui para ler uma sinopse do livro de
Sallie Nichols:
http://books.google.com.br/books/about/Jung_E_O_Tar%C3%94.html?id=YW8DA_7l_SwC&redir_esc=y

Nenhum comentário: